domingo, 1 de setembro de 2013

        Atividade 2.7    E-proinfo            

PLANO DE AULA
Vídeo: Chapeuzinho vermelho
Cursistas: - Adriana Nilvânia
                   -Iranilde Marcial
                   -Luciene Felipe
                    - Rita Sena
Educação Infantil: Jardim II
Número de alunos envolvidos na atividade: 18
Componente curricular: Artes e Linguagens
Duração da atividade: 4 momentos de 20 a 30 minutos.

·         Objetivos:
  1. Identificar os personagens da historia de Chapeuzinho Vermelho;
  2. Desenvolver a oralidade e a criatividade.

·         Estratégias e recursos da aula:

1º Momento : conversa informal acerca do uso das mídias: internet, datashow, notebook, caixa de som,  pendrive e explicação da atividade.

2º Momento: Assistir o vídeo da  história de chapeuzinho vermelho
O professor deverá iniciar a aula passando a história de   chapeuzinhovermelho  retirado da internet  usando  o Data show e em seguida, realizar alguns questionamentos como:  
·         Vocês já conheciam essa história? Do que ela trata?
·         Ela é igual à história que você já conhecia ou tem alguma diferença? E qual é a diferença?
·         Como ela começa? Como termina?
·         Quais os personagens?
 À medida que as crianças forem respondendo o professor registra em uma folha para que essas respostas sejam retomadas ao final da aula fazendo a comparação com os desenhos das crianças.


3º Momento: Ilustrando a história
Representação da história por meio de desenhos.


4º Momento: Relatando a história
Cada criança irá apresentar para o grupo o seu desenho e contar do seu jeito a sua historia.
·         Recursos tecnológicos utilizados na atividade:
  1. Computador com acesso à internet
  2. Maquina digital
  3. Pendrive
  4.  Datashow e caixa de som
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através da participação oral dos alunos e dos desenhos produzidos por      eles.                                                                             
 
  


Registro digital da experiência


A atividade foi realizada na Creche Municipal Professor Salú, na  turma do Jardim II com alunos de 4ano, e contou também com a diretora da creche Suéide  Kátia que nos auxiliou com a explicação e a instalação do  datashow, visto que nós nunca tia mos trabalhado com essa ferramenta na sala de aula, porque infelizmente agora que tivemos a oportunidade de adquirir essa importante ferramenta para a nossa creche. Mas, ainda falta a internet para ficar melhor.  O nosso objetivo central com essa atividade foi proporcionar aos alunos uma aula prazerosa que facilitasse o desempenho das crianças principalmente com relação à linguagem oral. E conseguimos, pois, Durante o desenvolvimento das atividades com o uso da tecnologia de informação e comunicação /datashow, as crianças se envolveram de forma significativa, interessadas e curiosas, fazendo perguntas e obtendo respostas de acordo com as suas expectativas. No momento dos questionamentos sobre a história todos queriam falar, estavam todos empolgados, foi bem interessante, pois, aproveitamos alguns acontecimentos da história e comparamos com a nossa realidade como, por exemplo: desobedecer aos pais, sair sozinho e  conversar com estranhos etc. Até na hora de ilustrar a história percebemos que eles desenhavam com mais dedicação, mostrando para o colega  o que tinha desenhado comparando com a imagem do vídeo, e a apresentação dos desenhos foi excepcional, pois até os que  recusavam-se a falar no dia a dia, apresentou o desenho e com seu jeito tímido relatou o que tinha desenhado. Em fim, podemos observar o envolvimento dos alunos nesta atividade, desde o momento em que foi proposta até a apresentação final. Realmente uma aula diferente aguça a atenção e o empenho dos alunos favorecendo uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário