sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Aprendizagem significativa

PROINFO INTEGRADO- 40 HORAS
ATIVIDADE - 03
CURSISTA: ADRIANA NILVÂNIA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

       De acordo com o texto de Moran, a maioria das  escolas e universidades estão cada vez mais distanciando-se  da sociedade e das demandas atuais, devido os seus métodos , procedimentos e currículo desatualizados.  Sobrevivendo-se assim, porque são os espaços obrigatórios e legitimados pelo Estado para atender aos alunos, mas, infelizmente esses alunos estão a cada dia demonstrando um grande  desinteresse  nas aulas,   freqüentando a escola   por uma obrigação e não por uma escolha real como aponta Moran. Segundo ele, a escola precisa re-aprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora e partir de onde o aluno está, das suas necessidades, preocupações, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente no aluno e não no conteúdo, que desperte curiosidade e interesse. Precisa de bons gestores e educadores, bem remunerados e formados em conhecimentos teóricos, em novas metodologias, no uso das tecnologias de comunicação mais modernas. Educadores que organizem mais atividades significativas do que aulas expositivas, que sejam efetivamente mediadores mais do que informadores. A escola precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também as tecnologias de pesquisa e comunicação em tempo real. Mesmo compreendendo as dificuldades brasileiras, a escola que hoje não tem acesso à Internet está deixando de oferecer oportunidades importantes na preparação do aluno para o seu futuro e o do país.
       Segundo Moran, quanto menor é o aluno mais práticas precisam ser as situações para que ele as perceba como importantes para ele. Não podemos dar tudo pronto no processo de ensino e aprendizagem. Aprender exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses fruto de descobertas. O modelo de passar conteúdo e cobrar sua devolução é ridículo. Com tanta informação disponível, o importante para o educador é encontrar a ponte motivadora para que o aluno desperte e saia do estado passivo, de espectador. Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir. Hoje milhões de alunos passam de um ano para o outro sem pesquisar, sem gostar de ler, sem situações significativas vividas. Não guardam nada de interessante do que fizeram a maior parte do tempo. Para ler mais sobre o assunto visite o link http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário